quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BANCO DE PROJETOS

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
JACY KUHN SALAMONI




PROJETO: FAZENDO ARTES

PROFESSORES CURSISTAS
DIENY DA SILVA
GERVALDINA NERES SILVA
LEDIR GALERA SCHERER
ROSIMEIRE MENDANHA DIAS
SERENEIDE KLEIN WILLE
SIRLEI KNAPP TREVISOL



Água Boa, 29 de agosto de 2011.
MT

TITULO: FAZENDO ARTES
CARACTERISTICAS DO PROJETO: INTERDECIPLINAR ENVOLVENDO (MATEMÁTICA, NATUREZA E SOCIEDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA-ARTES VISUAIS E MÚSICA, PSICOMOTRICIDADE).

Projeto de artes apresentado à secretaria municipal de educação de Água Bom MT, como exigência para obtenção de sala de artes. A ser executado na escola Jacy K. Salamoni.

INTRODUÇÃO
O presente projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011, com os alunos e os professores da Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni com atividades relacionadas ao domínio de técnicas de expressão artística, reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com coordenação motora, fazendo arte. O projeto tem por objetivo favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo. Com a finalidade proporcionar um espaço de vivências e de construção de conhecimento, através da integração entre o fazer artístico e o pedagógico. Para tanto, o foco da atividade está no diálogo entre a Escola, alunos e professores, aproximando o educando das diversas formas de fazer arte, podendo estimulá-lo a ser um cidadão mais critico ativo e participativo no mundo globalizado que vivemos na a formação do cidadão.
Sendo de suma importância para a Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni, proporcionar momentos com os alunos de atividades concretas e construtivas, através do projeto Fazendo Artes. Assim fortalecerá vínculos e integração das crianças, propiciando momentos de criatividade com representações artísticas, transformando um ambiente mais bonito e prazeroso para aqueles que usufruem deste espaço. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
OBJETIVOS
Favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo.
Propor a socialização dos alunos por meio da arte;
 Oportunizar a linguagem oral e a criatividade;
Coordenar atividades de expressão artística; reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com a coordenação motora.
Buscar atividades pedagógicas de diferentes linguagens artísticas, atendendo a realidade cronológica e mental do educando;
Articular o contato com as diversas linguagens: Musical, verbal e não - verbal, nas diferentes oficinas, para ajudar crianças a perder a timidez, a desenvolver o trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar pelo teatro, dança, brincadeiras, pintura, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências através da arte;
Favorece a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico.
Despertar o gosto e o prazer pela arte, assim estarão se preparando para a vida da leitura e da escrita futura, desenvolvendo habilidades motoras necessárias para estas atividades.



METODOLOGIA
O presente projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011, com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni com atividades relacionadas ao domínio de técnicas de expressão artística, reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com a coordenação motora, fazendo arte. Seguindo o cronograma de atividades do ano anterior e revendo o que não foi realizado, seguem algumas sugestões de atividades, que poderá desenvolver ao longo do ano letivo de 2011. Como exemplo a pintura no muro do parquinho, integrando outras escolas e a comunidade escolar, para pintar o muro, e outros lugares que não foram pintados. Poderá ser feito jogo de memória, material pedagógico. Brinquedos com sucatas, decorar caixas de papel, reaproveitar garrafa pet em algo pedagógico. Colagens com EVA, pinturas com tinta guache, fazer porta retratos com papelão e EVA, confecção de animais com pratos de papel descartável, dobraduras, confeccionar tangam, trabalhos diversos com rolo de papel higiênico, Pintar palitos de espetinho para confecção de jogos de palito, desenhar com giz de cera usando de varias formas e tamanhos, folhas de plantas. Desenhos diversos em folha, utilizando as tecnologias diversas como: folhas mimeografadas colagem de areia colorida, farinha de mandioca, e arroz tingidos, desenhar sobre a lixa, desenho com giz de cera e pintar em cima. Utilizar o som, música como forma de promover a arte através da dança e dramatização e etc. Para o desenvolvimento do Projeto “FAZENDO ARTE”, serão necessárias aquisições dos seguintes materiais:
MATERIAIS:
 Tinta de cores diversas, tinta guache, tinta a base de água, bisnaga;
 Cartolina, papel laminado, Collor set, papel cartão, folha de ofício colorida e branca, papel pardo, sulfeto, crepom, papel sanfona do papel camurça;
 Isopor; Cola, gliter, cola colorida, de isopor, cola e de E.V. A, cola quente;
 Pincel PA pintura; Pincel atômico, canetinha.
 Fantasias; Lixa, palito de picolé, palito de espetinho;
 Aparelho de som, televisão, CD, DVD, vídeo, computador, retroprojetor, data show, filmadora e câmara digital.
 Tesoura, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, giz, giz de cera.
 Fitas coloridas, crepe, adesiva, durex;
 Argila;
 Roupas;
 Cadeiras e mesas;
 Copinhos descartáveis;
 Balões; etc.
 Anilina de diversas cores;
 Material a ser tingida, farinha de mandioca, arroz, macarrão e outros, para os alunos realizarem colagens na sala.
 Juntar sucatas no geral (Tampinhas, garrafas vazias, vidros, caixas e outros) que possam ser transformados em arte.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na a educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto. O presente projeto tem por objetivo favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos tecnológicos, cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo. Espera-se que ao realizar as atividades artísticas as crianças possam despertar o gosto e o prazer pela arte, e através destas atividades estarão se preparando para a vida da leitura e da escrita futura, desenvolvendo habilidades motoras necessárias para estas atividades.
Com a denominação de Educação Artística, sendo considerada uma “atividade justificativa e não uma disciplina”. O fato representa certa conquista em especial, porque deu sustentação legal a essa prática educacional e pelo reconhecimento na arte e na formação dos indivíduos.
Fica claro no trabalho de artes, como a criança brinca e ao mesmo tempo desenvolve determinadas atividades completamente relacionadas ao ato expressivo e comunicativo. Utilizando músicas, jogos dramáticos, expressão corporal, texto verbal e não-verbal, atividade visual, fruindo artes representadas e criadas pelos alunos. Cabe a cada uma dessas crianças estipularem pessoalmente uma relação do seu eu e a arte, desenvolvendo a sua criatividade na interação entre o fazer artístico e o pedagógico pela livre expressão artística, visando a desenvolvimento do potencial criador.


BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social;
Volume 3: Conhecimento de mundo.