quarta-feira, 20 de abril de 2011

ludicidade

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
JACY K. SALAMONI

Projeto: Trabalhando e brincando com o lúdico

Professoras: Margarida Campos Valério e Sirlei Knapp Trevisol

Objetivo: Verificar a importância do lúdico como recurso pedagógico Através de jogos e brincadeiras.
Áreas do conhecimento: Este projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar.
Cronograma: O ano todo.


Essas atividades contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional e físico do educando. Podem ser trabalhados em todas as disciplinas, desde que sejam bem adaptadas aos conteúdos, a faixa etária e prontidão dos alunos.
O passo básico para a compreensão da matemática, sua linguagem e a construção desse conhecimento, é a experiência vivida e o contato que a criança tem consigo, com o outro e o conteúdo que está sendo trabalhado. É através dessa experiência que a criança forma seu pensamento lógico e a partir daí fazer conjecturas.
Trabalhar a matemática através dos jogos e brincadeiras permite-se que a criança constitua uma característica própria de liberdade, de criar e adaptar medidas a qual as atividades se tornam atraentes aos olhos dos que buscam incansavelmente novidades, descobertas e vivências e que lhes satisfaçam a curiosidade.
Essa pesquisa possibilita reforçar a hipótese da importância e necessidade do uso dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem, pois representam excelente recurso para o professor diversificar suas aulas.