quinta-feira, 12 de agosto de 2010

NAVEGANDO POR HIPERTEXTOS

A experiência de navegar na internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos totalmente na atividade, não vemos o tempo passar, esquecemos de tudo e mergulhamos neste imenso oceano de informações e conhecimentos, navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossa vidas, nossas casas, convivemos com esta realidade, vendo nossos filhos na internet, há muitos anos navegando e dominando esta nova tecnologia, participando de comunidades, conversando com amigos, ao mesmo tempo em que realizam suas tarefas.A velocidade e a competência que demonstram ao navegar na rede nos assusta, e nos causam admiração e curiosidade.Esta realidade, com a qual convivemos no nosso dia-a-dia, traz para a escola exigências de novos conhecimentos, novas necessidades e, também novas possibilidades de registro, leituras e trabalhos em parceria.Hoje, nos vemos diante de uma nova realidade, onde o professor precisa ser o aprendiz, trocar de lugar com seu aluno e com ele aprender. Considero que estamos diante de uma verdadeira revolução na educação, com a utilização das novas tecnologias pelo professor no seu trabalho com o aluno.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Avaliçao do curso de quarenta horas

O curso das quarenta horas,foi muito bom para mim pois eu tinha muitas dificuldades para lidar com computador. Quanto a minha participação nos debates eu acho que participei bastante e aprendi muito e gostei de fazer os vídeos e todas as actividades aplicadas, a professora foi muito atencioso e me ajudou bastante, nós como professores temos que estar sempre bem actualizados com a tecnologia para ajudar os nossos alunos.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

sexta-feira, 11 de junho de 2010

TECNOLOGIA E METOLOGIA

Este vídeo retrata exatamente o que nós educadores estamos enfrentando com as inovações das tecnologias, são tantas informações e o que se vê são serias resistências a mudanças, as pessoas resistem a serem mudadas o que é perfeitamente normal. Ninguém muda por livre espontânea vontade, sem angustia nem ansiedade rumo ao desconhecido. A simples mudança traz sempre consigo a incerteza e a incerteza é a mãe do medo.
Nós educadores precisamos mudar nossa metodologia estar sempre buscando novos desafios, pois a tecnologia é uma ferramenta que vem auxiliar nossos trabalhos pedagógicos, mas isso gera intranqüilidade.
Hoje não há um mais um dia em que acordamos encontrando o mundo igual ao que deixamos ontem.

DO SONHO AOS ARES

Santos Dumont

O vídeo mostra claramente como a evolução tecnológica aconteceu com o esforço e perseverança das pessoas que acreditam em seus idéias. Quando as pessoas lutam e fracassam são considerados loucos. Quantas tentativas foram feitas para o sucesso e o bem estar da nova tecnologia. Assim aconteceu na medicina, nos nossos lares, meios de transportes, comunicação, lazer e educação. Como educadores devemos incentivar nossos alunos a criarem, ousarem, porém sempre buscando o bem comum.
O filme retratou de modo claro a luta por um avanço tecnológico histórico, com suas lutas, dedicação e muito trabalho, foi preciso muitas tentativas e persistência para que o feito acontecesse com sucesso. Assim é a evolução tecnológica em todos os sentidos, mesmo que seja intrigante para nós, que nos apresente muitos desafios e dificuldades de adaptação, precisamos aprender a conviver com os avanços tecnológicos, uma vez que são de muita valia para a nossa vida,tanto pessoal quanto profissional.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Distorção de mensagens

Distorção de mensagens

A comunicação efetiva é o resultado de um entendimento comum entre o comunicador e o receptor da mensagem. O objetivo do comunicador é estabelecer uma comunhão com o receptor. Podemos definir a comunicação como a transmissão de informações e o seu entendimento por meio do uso de símbolos comuns. Este símbolo comum pode ser verbal ou não. Dentro do contexto das organizações a informação pode fluir tanto no sentido vertical quanto no sentido horizontal. A comunicação organizacional é composta dos seguintes elementos: ra

MOVIMENTOS NTERFORUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL.

MOVIMENTOS NTERFORUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL.


A educação infantil vive hoje u momento especial de enfrentamento de muitos desafios colocados pela busca de concretização do que foi preconizado pelo novo ordenamento legal. Esses desafios se referem à ampliação do atendimento, à melhoria da qualidade, ao financiamento, à integração aos sistemas de ensino, à formação de seus profissionais e à sua própria identidade.
Para que essas conquistas se efetivem, é necessário uma mobilização e articulação de vários setores da sociedade. Os Fóruns visam cumprir esse papel, tendo como objetivo principal a criação de uma instância de discussão, mobilização, proposição e divulgação das políticas para a Educação Infantil nos estados, regiões ou municípios.
Têm, assim, caráter informativo e propositivo e devem garantir amplo e permanente debate democrático de idéias. São espaços de socialização de informações, articulação e mobilização de parceiros, visando uma conjunção de esforços para promover a Educação Infantil e subsidiar a atuação das instituições participantes. O entendimento de que, dadas as particularidades do desenvolvimento da criança dessa faixa etária, a Educação Infantil tem especificidade própria e cumpre duas funções indispensáveis : educar e cuidar; que andam junos interligados, para o aluno ter uma boa educação e um bom aprendizado. Se nós professores trabalharmos o cuidar e o educar de forma correta sertamente que estaremos preparando nossos alunos para ser bons cidadãos no futuro.

sábado, 3 de abril de 2010

A BORBOLETA AZUL.

A Borboleta Azul é uma pequena história infantil escrita por Lenira Almeida Heck e com belas ilustrações de Adriana Schnorr Dessoy, e que conta a história e aventuras de uma pequena lagarta chamada Fifi, que se transforma numa bela borboleta azul. Corajosa, a borboleta azul deixa a localidade onde nasceu para conhecer o mundo que fica além do vale e das montanhas azuladas. Na cidade do homens, passa a admirá-los e sonha um dia transformar-se numa linda mulher.Segundo a própria autora, é aconselhável a todas as idades.
Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio. - O que você vai fazer? - perguntou a irmã. - Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. - Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada! As duas meninas foram então ao encontro do sábio, que estava meditando. - Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta? Calmamente o sábio sorriu e respondeu: - Depende de você...ela está em suas mãos. Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos). Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta azul... Cabe a nós escolher o que fazer com ela.