domingo, 28 de agosto de 2011

PROJETO E SUAS CARACTERISTICAS

ATIVIDADE 1.3
NOME DO CURCISTA: SIRLEI KNAPP TREVISOL

Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos aprendizagem significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes mídias. Os projetos interdisciplinares nas escolas partem de um tema central, onde são estudados sob a ótica de diferentes disciplinas. Eles contemplam um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados. Acho que é possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, e que as demais áreas possam contribuir de várias maneiras a enriquecer o projeto desenvolvido. Os projetos em sua maioria abordam temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Não se pode separar, por exemplo, o processo aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual. A ação pedagógica através da interdisciplinaridade participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se aponta.
Para, a construção de uma escola insere nas experiências cotidianas do aluno, do professor e do povo e que, na teoria positivista era compartimentada e fragmentada. Articular saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc.tornaram-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na prática, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ATIVIDADE 1.1 DAS VANTAGENS DE SER BOBO

ATIVIDADE 1.1
DAS VANTAGENS DE SER BOBO

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confunda bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?"

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Enfim, os bobos ganham a vida sem se preocupar com o que os outros pensam deles.

ATIVIDADE 1.1 MEU PROJETO PESSOAL / PROFISSIONAL

Atividade 1.1

MEU PROJETO PROFISSIONAL E PESSOAL

Sou uma professora que trabalho com educação infantil no decorrer de vários anos, as vezes encontro muitas dificuldades mas sempre busquei novos desafios novos caminhos na educação para o meu crescimento a cada mais eu busco acima de tudo fontes de realizações, e por vezes caí,mas por perceber que eu sou a única responsável pelo meu sucesso, me levantei e sempre continuo minhas buscas.
Essa busca incessante para o meu crescimento pessoal, social e principalmente profissional, é o que nos idealiza, nos projetos para o futuro e me faz crescer por estar envolvida em questões educacional, percebo muitas vezes a ânsia desses obstáculos.
Ser educador, mãe, esposa, dona do lar, antes de ser professor, por isso da necessidade de buscar novos conceitos que mesmo sendo tão próximas parecem ser extremas da real situação que eu me encontro onde estou sempre inovando, buscando novas estratégias para aplicar minha prática profissional e pessoal, enfocando na qualidade de ensino suficientemente capaz de tornar nossos alunos em reais cidadãos. É por essa rasão que eu acredito ir em busca de um sonho pessoal e também profissional, que de significado para a vida, por isso é que preciso antes de mais nada, estabelecer metas.
Pensando nesta realidade, percebo o quanto é importante organizar nossa vida, juntamente com os nossos familiares, ante queridos e profissional e o quanto é necessário fazer um projeto, concretizando assim o ideal que desejamos. É preciso dar novos rumos definir algumas situações necessárias, para assim sentir-me realizada e feliz.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VII


IGUALDADE SEM DISTINÇÃO DE RAÇA OU DE COR.